Há mais de 200 anos foi criada a primeira bicicleta – Conheça os primeiros modelos

Pesadas, sem pedais, com rodas enormes, mas cheias de estilo.

As bicicletas estão cada vez mais leves e sofisticadas, e seu uso está cada vez mais difundido. Não se trata apenas de um brinquedo infantil ou de um veículo desportivo. Muitas cidades têm sistemas públicos de aluguel por hora e trens que aceitam bicicletas para incentivar seu uso. No entanto, houve um tempo em que não era tão fácil vê-las pelas cidades. Elas até foram consideradas uma novidade tecnológica passageira. Aproveitamos que esta quarta-feira é o Dia Mundial da Bicicleta e que, além disso, faz 200 anos que foi lançado o primeiro modelo, para rever como era esse objeto há mais de um século.

Aluguel de Bicicletas Belo Horizonte

A bicicleta do barão alemão Karl von Drais, de 1817, é considerada a pioneira. Ele a batizou de “máquina corredora” (laufmaschine em alemão) e a imprensa a chamou de Draisine ou velocípede. Era feita de madeira e funcionava com o impulso dos pés. O objetivo de Von Drais era oferecer um meio de transportemais barato e fácil de manter que os cavalos. O invento ganhou certa notoriedade, aponto de o poeta John Keats tê-lo chamado de “o nada do momento”, segundo o The New York Times.

A invenção da bicicleta de pedais é atribuída ao ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan, em 1839, apesar de seu modelo ter começado a ser fabricado pelo inglês Thomas McCall, 30 anos depois. Alguns historiadores duvidam que o invento possa ser creditado a MacMillan: não restam nem esboços nem modelos anteriores aos de McCall.

Nos anos 1860, ficou popular o modelo vendido como velocípede, mas chamado bone shaker (“agita ossos”), por causa do que ocorria quando circulava por ruas de paralelepípedos. Os pedais ficavam na roda dianteira. Apesar de ser possível a existência de modelos anteriores, o fabricante de carrinhos de bebê Pierre Lallement foi o primeiro a patentear a bicicleta com pedais.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *